terça-feira, 10 de março de 2015

Deck Elevado

Participamos deste projeto fornecendo o material, mão de obra e acabamento necessários para o Deck projetado pela Arquiteta Elisa Mendel do Studio Arquitetonicamente. O deck de aproximadamente 50m² foi construído ao redor de uma piscina em formato de elipse nas medidas de 3mx6m, incluindo um recesso para ducha, degraus assimétricos, iluminação embutida para a parede dos fundos e duas tampas para acesso a casa de máquinas e ao escoamento de água da chuva. Veja abaixo a concepção da arquiteta.





O deck elevado foi fabricado inteiramente em madeira maciça de Eucalipto na estrutura e Pinus elliottii no revestimento das réguas ambos tratados em autoclave contra fungos e insetos xilófagos

Abaixo vemos a tomada de medidas e estabelecimento de nível para o início da construção



As etapas se sucederam e todo o estrutural foi montado utilizando pregos tipo ardox de 90mm e cola poliuretânica em cada união.






Após concluída a etapa de estrutura instalamos a manta geotêxtil para dificultar o crescimento de plantas por baixo do deck.




Pudemos então começar o revestimento da estrutura.







A fixação das réguas de revestimento foi feita com parafusos e cola poliuretânica, após o ajustes do contorno da piscina e das caixas de brita é necessário remover qualquer partícula de poeira antes de aplicar o acabamento.





Para o acabamento a escolha foi o Jimo Protecolor UV castanho que tem como principais vantagens o alto desempenho para aplicações em áreas exteriores e com alta incidência de intempéries, baixo odor no momento da aplicação e secagem ultra-rápida




Após três demãos é obtido o resultado final, confira abaixo já com os demais detalhes da decoração prontos














4 comentários:

  1. Por favor vocês que entendem, tenho uma dúvida, a piscina de fibra pode ser instalada apenas com o decke de madeira, ou tem que ser feita uma estrutura de cimento primeiro?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sugestões para fazer a casa de máquinas no deck, com dobradiças e pegadores embutidos... Alguém tem fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naiana, boa tarde!No caso deste deck elevado a casa de máquinas como podes ver na 6 foto fica no canto direito e para que não ficasse evidente providenciamos uma tampa embutida que confere um nivelamento só. Também pode ser feito como em outra postagem nossa http://projektobeck.blogspot.com.br/2013/02/deck-de-pinus-autoclavado.html ela se evidencia pelo deck não ser elevado e para que possa ser utilizado como área de descanso foi providenciado um futon para cobri-lo. Mas o ideal para auxiliá-la seria que nos mandasse fotos de seu espaço ou que se possível visitássemos o local. Esperamos ter esclarecido suas dúvidas; e permanecemos á disposição.

      Excluir
  3. Bom dia,
    Em geral, um projeto de deck elevado, sem a piscina, fica em torno de quantos reais?

    ResponderExcluir