segunda-feira, 3 de maio de 2010

Restauração Cadeiras Estofadas - Infestação por cupins

A restauração de peças de decoração é um dos trabalhos mais meticulosos que um marceneiro tem de desempenhar sem se tornar um restaurador de arte profissional, peças dos mais variados estilos, técnicas de construção e acabamento estão sujeitas aos mais diversos agentes agressores: materiais de limpeza utilizados incorretamente, exposição à umidade excessiva, exposição à luz solar por longos períodos sem tratamento adequado, esforços para qual o móvel não foi projetado, infestação por organismos xilófagos e por fim até mesmo a degradação natural dos componentes estruturais que podem perder as propriedades naturais ao passar dos anos.
A seguir poderão acompanhar a restauração de um par de cadeiras estofadas que foram atacadas por Cupins, os danos causados na estrutura foram muito extensos acarretando até mesmo a substituição de diversas peças da estrutura já muito comprometidas.


O tratamento foi realizado ao longo de um mês com novas aplicações de agente piretróide como a Cipermetrina de base residual a cada período de 72 horas por impregnação e injeção direta nos canais abertos pelos Cupins até a total eliminação dos focos. Após isso era necessário reestruturar as poltronas substituindo diversas partes comprometidas, sempre com o cuidado de não descaracterizar a técnica de construção original. As etapas seguintes são muito mais simples, aplicação de massa niveladora, fundo e acabamento em Laca PU semi fosca branca. Abaixo algumas fotos das etapas












Nenhum comentário:

Postar um comentário